Blog de ciências do Colégio Coopemig, de Belo Horizonte.
Leituras, links, aplicativos e tudo que possa interessar e enriquecer a paixão por ciências fora da sala de aula!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Exercício de Revisão Corrigido - 8 ano

Revisão 8 ano


Questão 1 - saber a função de cada parte do sistema nervoso central (SNC)

Cérebro - variadas funções que ampliam a possibilidade de respostas do indivíduo em relação ao meio (plasticidade)

Cerebelo - coordenação motora, articulação verbal e equilíbrio

Ponte - região de ligação entre os sistemas encefálicos. Relacionada a aspectos emocionais

Bulbo - funções fisiológicas – ritmo cardíaco e respiratório















Questão 2 - Explicar o que é sinapse

Todas as nossas sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, a ação das drogas psico-ativas, as causas das doenças mentais, e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser compreendidas sem o conhecimento do fascinante processo de comunicação entre as células nervosas (neurônios). 

Os neurônios precisam continuamente coletar informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades atuais da pessoa.

Como os neurônios processam essas informações?

Isso ocorre essencialmente graças aos impulsos nervosos. Um impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um estímulo dado ao longo da membrana do neurônio, a partir de seu ponto de aplicação. Os impulsos nervosos podem passar de uma célula a outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios.

Sinapse é o nome que damos a essa transmissão da informação entre os neurônios. Muitas vezes a informação é transmitida por substâncias químicas, chamadas neurotransmissores.

Os neurotransmissores ligam-se aos receptores químicos do neurônio seguinte e promovem mudanças excitatórias ou inibitórias em sua membrana.

Portanto, os neurotransmissores possibilitam que os impulsos nervosos de uma célula influencie os impulsos nervosos de outro, permitindo assim que as células do cérebro "conversem entre si", por assim dizer. 

O corpo humano desenvolveu um grande número desses mensageiros químicos para facilitar a comunicação interna e a transmissão de sinais dentro do cérebro. Quando tudo funciona adequadamente, as comunicações internas acontecem sem que sequer tomemos consciência delas.

Uma compreensão da transmissão sináptica é a chave para a o entendimento das operações básicas do sistema nervoso a nível celular. O sistema nervoso controla e coordena as funções corporais e permite que o corpo responda, e aja sobre o meio ambiente. A transmissão sináptica é o processo chave na ação interativa do sistema nervoso.

Algumas drogas ou medicamento alteram as sinapses, seja por competir pelos receptores dos neurotransmissores (ativando-os ou inibindo-os), ou imitando neurotransmissores do corpo. Para saber mais sobre isso baixe o arquivo - (pode baixar, eu fiz o upload do meu computador!)

Questão 3 - (UFRR/2008 - modificada)  “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.”

Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo: 

I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula. (V)
II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo em sentido contrário. (V - OBS. : de modo geral, o impulso segue esse sentido, mas muitas vezes ele pode ser captado também pelo corpo celular ou pelo próprio axônio, não obedecendo então o caminho "tradicional", ou seja, nem sempre o impulso passará pelo dendrito e pelo corpo celular.)
III. Os neurotransmissores podem ser transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo. (V - a maioria dos neurotransmissores é liberado diretamente na célula-alvo, mas alguns agem também como hormônios e podem ser liberados na corrente sanguínea)

Marque a opção que julgar verdadeira:

a) I está correta.
b) I e III estão corretas.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

Questão 4 - Um indivíduo, após sofrer lesão em seu cerebelo poderá desempenhar todas as funções a seguir, EXCETO: 

a) lembrar-se do nome de um amigo.
b) retirar a mão, se espetada por um alfinete.
c) resolver, mentalmente um problema matemático.
d) pular corda.
e) ouvir música.

Como o cerebelo controla a coordenação motora, atividades de controle motor serão executadas com dificuldade ou não serão mais executadas.

Questão 5 - Algumas respostas de nosso corpo são involuntárias, como retirar a mão ao colocá-la em algo quente. Isso é chamado arco reflexo, pois a resposta ao estímulo não vem do cérebro, chega direto à medula espinhal e retorna direto à musculatura, movimentando a mão.


a) Identifique na situação acima:

* qual foi o estímulo? A sensação de dor na pele do dedo
* qual foi a resposta do corpo? Flexionar o antebraço (contração do músculo bíceps)
b) Qual a vantagem desse tipo de resposta vir direto da medula espinhal, sem ter que chegar ao cérebro? 


É uma resposta mais rápida, provavelmente uma vantagem durante a evolução, no sentido de manter a integridade do indivíduo.


Questão 6 - Podemos dizer que o que conseguimos perceber do mundo pode ser chamado de realidade? Faça uma reflexão sobre o assunto.

Resposta Pessoal - considerar que não conseguimos perceber toda a "luz" que chega até nossos olhos, nossos ouvidos só captam determinadas frequências, nosso nariz só capta algumas moléculas, não sentimos todos os gostos... Então o que é essa concepção de realidade? O que é real? Não seria tudo dependente da percepção do sistema nervoso de cada indivíduo?

Ler pág. 31 - O sistema nervoso e o modelo representacionista e pag 33 - Os paradigmas da realidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário